New Documentary, Tecla Tónica, Explores The Electronic Music Of Portugal

Tecla Tónica is a new documentary about Portuguese electronic music.

The full-length documentary, directed by Eduardo Morais, explores the history of electronic music in Portugal, the introduction of synthesizers in music production and more.

The film is in Portuguese, with English subtitles.

Video Summary:

A música electrónica tem o dobro da idade do Rock’n’Roll, e em Portugal, antes da sua emancipação comercial, vários foram os intervenientes que pintavam a contemporaneidade tentando estender o seu léxico musical com a modernização existente.

“Tecla Tónica” explora a alquimia da electrónica na música em Portugal e dos seus reprodutores, desenhando a própria génese de uma maquina como o sintetizador. Documentando a cronologia da evolução tecnológica do género, presente desde as primeiras peças de electroacústica da década de 60 até ao panorama actual, este documentário viaja pela pop electrónica da década de 80, pela emersão do sampling, culminando na liberdade da pista de dança.

Realizado e produzido por Eduardo Morais (“Meio Metro de Pedra”/ “Música em Pó” / “Uivo”), este documentário surge de uma sinergia entre o próprio e a Jameson Irish Whiskey, levada a cabo durante o ano de 2015, sobre este género tão fresco como quando por cá surgiu.

via Shazam

2 thoughts on “New Documentary, Tecla Tónica, Explores The Electronic Music Of Portugal

  1. Great to see Tecla Tónica on Synthopia.
    I guess Edu Morais didn’t provide an English version of the documentary summary.

    I’ll be glad to translate it.

Leave a Reply